Lula assina decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade Comercial e prepara resposta às tarifas dos EUA
Nesta segunda-feira (14), o presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Comercial, permitindo ao Brasil adotar medidas comerciais contra países que imponham barreiras unilaterais aos produtos brasileiros. A norma, que será publicada no Diário Oficial, autoriza o governo a responder, por exemplo, à tarifa de 50% sobre exportações brasileiras para os EUA, anunciada pelo presidente Donald Trump.
O ministro Rui Costa explicou que a reciprocidade pode ser aplicada de forma rápida, caso outros países adotem medidas semelhantes. A lei estabelece critérios para respostas a ações que prejudiquem a competitividade do Brasil e autoriza o Conselho de Comércio Exterior (Camex) a restringir importações, após negociações.
Um comitê interministerial foi criado para acompanhar as medidas tarifárias dos EUA, com reuniões iniciando nesta terça-feira (15), lideradas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. A iniciativa é uma resposta às tarifas impostas pelos EUA, que inicialmente eram de 10%, afetando principalmente empresas brasileiras de aço e alumínio.
Este movimento faz parte da escalada da guerra comercial iniciada pelos EUA, e o governo brasileiro busca proteger seus interesses econômicos diante dessas ações unilaterais.



