Governo do Ceará anuncia chegada de antídoto contra intoxicação por metanol


Governo do Ceará anuncia chegada de antídoto contra intoxicação por metanol

Foto: CNN Brasil

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou na noite deste domingo (5) que doses do antídoto contra intoxicação por metanol devem chegar ao estado nas próximas horas. Os medicamentos foram solicitados ao Ministério da Saúde em resposta à crise sanitária nacional, que já pode ter causado até 13 mortes em diferentes estados.

Dois casos suspeitos foram registrados no fim de semana, nos municípios de Quixeramobim e Caucaia. No entanto, exames preliminares realizados pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) deram resultado negativo para metanol.

Segundo o governo, assim que os casos foram identificados, equipes da Secretaria da Saúde seguiram os protocolos de atendimento às vítimas e repassaram orientações às unidades de saúde. Desde o início da crise, o Estado tem atuado com medidas de prevenção e monitoramento, incluindo a criação de um grupo de trabalho que reúne a Secretaria da Saúde, a Secretaria da Segurança Pública e a Pefoce, em articulação com o Governo Federal.

Uma nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde também foi divulgada, destacando a importância da detecção precoce e do tratamento adequado em casos de intoxicação.

A fiscalização do transporte de bebidas foi intensificada, com apoio da Secretaria da Fazenda. Carregamentos suspeitos já foram apreendidos na semana passada e estão em análise pela Pefoce.

O governo reforçou a orientação para que a população evite o consumo de bebidas de origem desconhecida, especialmente bebidas destiladas. Em caso de sintomas como embriaguez persistente, dor abdominal ou alterações na visão entre 12 e 24 horas após o consumo, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.

O portal PrimeiroAqui é veículo da Central Atlântica Comunicação e Estratégia. CNPJ: 47.935.264/0001-09. Fortaleza/CE - Brasil.