Projeto multimídia “Transmissão”, da UFC, é indicado ao Prêmio Unimed de Jornalismo
Um projeto produzido por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi indicado ao Prêmio Unimed de Jornalismo na categoria universitária. A reportagem multimídia “Transmissão”, desenvolvida em formato de site, reúne informações sobre doenças infecciosas recorrentes no Ceará e destaca os impactos da desinformação na prevenção e no cuidado com a saúde.
O trabalho foi elaborado pelos estudantes Gabriele Soares, Kamilly Andrade, Lavínia Fonseca, Luiz Carlos Lopes e Maria Gabriela Monteiro, sob orientação do professor Rafael Rodrigues, na disciplina de Jornalismo Multimídia. A proposta surgiu da necessidade de ampliar o acesso a informações confiáveis sobre doenças que têm registrado incidência nos últimos anos, especialmente em Fortaleza.
A plataforma reúne conteúdos explicativos sobre causas, sintomas e formas de prevenção de doenças como coqueluche, catapora, herpes-zóster, dengue, covid-19, influenza, HIV, leptospirose e papilomavírus humano (HPV). Além de informar, o site também busca alertar sobre como a circulação de informações falsas pode comprometer o enfrentamento dessas enfermidades.
A apuração da reportagem foi realizada de forma colaborativa entre os integrantes da equipe, com base em pesquisas e entrevistas. Entre as fontes ouvidas estão o médico clínico geral Luiz Thiago e a assistente social Dávila Rodrigues, profissional do Hospital São José de Doenças Infecciosas. O trabalho também utilizou dados oficiais da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e relatos de pessoas que foram infectadas por algumas das doenças abordadas.
Cada integrante teve papel específico na produção. Maria Gabriela Monteiro atuou na apuração e na escrita de reportagens e artigo de opinião. Gabriele Soares foi responsável pela produção de fotocards explicativos, além da apuração e escrita de conteúdos jornalísticos. Luiz Carlos Lopes participou da apuração, produção de reportagens, notícias e artigo de opinião, além de criar a ilustração da capa do site. Kamilly Andrade contribuiu com a apuração, elaboração de perfis jornalísticos, edição textual e construção de um mapa dos postos de saúde de Fortaleza. Já Lavínia Fonseca desenvolveu todo o design da plataforma.
A indicação ao prêmio reconhece a relevância do projeto tanto pela abordagem de um tema de interesse público quanto pela integração de diferentes formatos jornalísticos em um produto digital, reforçando o papel do jornalismo universitário na produção de conteúdo informativo e socialmente relevante.



