CMFor aprova ampliação do Passe Livre Estudantil para fins de semana e férias
A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou o projeto de lei que amplia o Passe Livre Estudantil, garantindo aos estudantes da Capital o direito às duas passagens gratuitas diárias também aos fins de semana e durante os períodos de férias escolares.
A proposta, encaminhada pela Prefeitura de Fortaleza, representa uma ampliação do benefício, que atualmente é válido apenas nos dias letivos. Com a mudança, estudantes da rede pública e privada poderão utilizar gratuitamente o transporte coletivo aos sábados, domingos e nos recessos acadêmicos.
A medida atende a uma demanda antiga do movimento estudantil e tem como objetivo ampliar o acesso dos jovens a atividades culturais, esportivas, de lazer e convivência social, além de facilitar a mobilidade fora do ambiente escolar.
O Passe Livre Estudantil foi implantado em Fortaleza em 2023 e assegura duas viagens gratuitas por dia aos estudantes que possuem carteira estudantil válida vinculada ao Bilhete Único. A ampliação do benefício deverá entrar em vigor já no segundo semestre deste ano.
Com a aprovação no Legislativo, o projeto segue para sanção do prefeito Evandro Leitão.
Imagem: Etufor



