Prefeito de Senador Sá, Bel Júnior, é cassado novamente pelo TRE-CE por abuso de poder político e econômico
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) cassou, pela segunda vez, o mandato do prefeito reeleito de Senador Sá, Bel Júnior (PP), e de sua vice, Professora Maria (PP), por unanimidade (7 a 0). A decisão, proferida nesta quinta-feira (27), é definitiva e resulta do reconhecimento de abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral de 2024.
A ação que levou à cassação aponta que, durante o evento “Cavalgada do Bel”, realizado em agosto de 2024, houve distribuição de camisetas, chapéus e bonés personalizados, além de comida e bebida aos participantes. O evento também contou com a apresentação de cinco bandas de artistas regionais e locais, caracterizando um showmício, prática vedada pela legislação eleitoral. Além disso, foram reproduzidos jingles da campanha em um paredão de som durante uma passeata pela cidade.
Em decisão anterior, o TRE-CE já havia determinado a cassação de Bel Júnior, mas, por questões formais, o julgamento foi anulado. Agora, com a decisão de mérito, o prefeito está definitivamente afastado do cargo. A Corte também determinou a realização imediata de novas eleições no município e declarou a inelegibilidade de Bel Júnior por oito anos.
Com a cassação, o município de Senador Sá deverá passar por novas eleições para escolher seus representantes no Executivo municipal.



