Ceará cria grupo de trabalho para enfrentar impacto de tarifa dos EUA
Foto: Governo do Estado
O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta terça-feira (29), a criação de um grupo de trabalho para buscar soluções diante da tarifa de 50% anunciada pelos Estados Unidos, prevista para entrar em vigor nesta sexta-feira, 1º de agosto.
O anúncio foi feito após reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), que lidera as negociações com o governo norte-americano.
O grupo contará com representantes dos governos estadual e federal, além de membros da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faec).
Segundo Elmano, o Ceará é o estado brasileiro mais impactado pela medida, já que metade das exportações cearenses têm os Estados Unidos como destino. Ele destacou que a reunião com Alckmin foi produtiva, com escuta atenta de todos os setores envolvidos, e ressaltou a importância da articulação conjunta para enfrentar o cenário.
Estiveram presentes em Brasília, além do governador, o secretário da Fazenda, Fabrizio Gomes; o procurador-geral do Estado, Rafael Machado; o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante; o presidente da Faec, Amílcar Silveira; e o CEO da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres.
Elmano também mencionou que há interesse de empresários norte-americanos em manter taxas equilibradas, favorecendo ambos os lados. “Devemos buscar uma atuação unificada para encontrar um ponto de equilíbrio. Não interessa um perde-perde entre as duas economias. Nós queremos um ganha-ganha”, afirmou.



