Brasil está oficialmente fora do Mapa da Fome, segundo a ONU


Brasil está oficialmente fora do Mapa da Fome, segundo a ONU

O Brasil deixou oficialmente o Mapa da Fome da ONU, de acordo com relatório divulgado nesta segunda-feira (28). A análise, baseada na média de dados entre 2022 e 2024, mostra que menos de 2,5% da população brasileira vive em situação de subnutrição — limite que define a inclusão de um país no índice.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, esse avanço é resultado da ampliação de políticas públicas voltadas ao combate à fome e ao acesso à alimentação.

O Brasil havia voltado ao Mapa da Fome em 2021, reflexo dos impactos sociais e econômicos da pandemia. Antes disso, havia permanecido sete anos fora da lista. Da última vez, o país levou quase 12 anos para sair do índice.

A retirada do Brasil do Mapa é uma das metas prioritárias do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prometeu alcançar esse resultado até 2026.

O que é o Mapa da Fome?
É um indicador global, elaborado pela FAO (agência da ONU para Alimentação e Agricultura), que identifica os países onde mais de 2,5% da população vive em situação de fome crônica. A principal métrica utilizada é a Prevalência de Subnutrição, calculada com base em médias móveis de três anos para garantir mais precisão e consistência nos dados.

O portal PrimeiroAqui é veículo da Central Atlântica Comunicação e Estratégia. CNPJ: 47.935.264/0001-09. Fortaleza/CE - Brasil.