Protesto marca Dia da Mulher em Fortaleza com pedidos pelo fim do feminicídio


Protesto marca Dia da Mulher em Fortaleza com pedidos pelo fim do feminicídio

Foto: G1

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, foi marcado por uma manifestação em Fortaleza. O ato ocorreu no bairro Barra do Ceará e reuniu dezenas de mulheres que foram às ruas para denunciar o feminicídio e outras formas de violência de gênero.

Durante a mobilização, manifestantes exibiram cartazes e entoaram palavras de ordem pedindo igualdade de direitos, mais proteção às mulheres e políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência. As reivindicações também incluíram maior autonomia feminina e justiça para vítimas de agressões.

Outro tema levantado no protesto foi o debate sobre o fim da escala de trabalho 6×1, considerada por movimentos sociais uma jornada que contribui para a sobrecarga das mulheres, especialmente na conciliação entre trabalho e responsabilidades domésticas.

O ato contou com a presença de representantes políticos e entidades sindicais. Entre os participantes estavam as parlamentares Luizianne Lins, Larissa Gaspar e a vereadora Adriana Gerônimo, além de organizações como o Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza.

Segundo entidades que participaram da mobilização, o 8 de março representa um momento de reflexão e também de luta por direitos. A data foi utilizada para reforçar a necessidade de mudanças culturais, especialmente no combate ao machismo e na promoção de relações mais igualitárias entre homens e mulheres.

Manifestações semelhantes também ocorreram em outras cidades brasileiras, com protestos realizados em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador e Belém, reforçando pautas ligadas à igualdade de gênero e ao enfrentamento da violência contra a mulher.

O portal PrimeiroAqui é veículo da Central Atlântica Comunicação e Estratégia. CNPJ: 47.935.264/0001-09. Fortaleza/CE - Brasil.